Em apenas 48 horas, a Guarda Municipal (GM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), registrou 51 ocorrências no perímetro urbano em Sorriso.
Os crimes por perturbação de sossego e o de conduzir veículo automotor sob influência de álcool lideram o ranking de autuações realizadas no âmbito da Operação Rondas Municipais (Romu), deflagrada no início deste mês com a finalidade de complementar as ações de combate à criminalidade.
Já na sexta-feira (18), enquanto faziam patrulhamento de rotina na Avenida Blumenau, centro, agentes da Guarda Municipal flagraram o momento em que o condutor de um veículo Volkswagen Gol, de cor branca, praticava manobras de exibicionismo.
Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade. Houve o acompanhamento tático, no entanto, o condutor só parou após colidir na lateral do veículo oficial.
O condutor foi submetido ao teste de alcoolemia que constatou o índice de 0,47 miligramas de álcool por litro de ar expelido.
Diante do flagrante, o condutor foi conduzido a Delegacia de Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.
Em continuidade as diligências, outros dois condutores também foram detidos pelo mesmo crime. Os demais registros estavam relacionados a acidentes no trânsito sem vítimas (7) e 38 por perturbação de sossego.
Ainda na área central, foi aprendido uma bicicleta adaptada com motor a gasolina e escapamento alterado, configurando infração grave de trânsito e poluição sonora.
“A Guarda Municipal recebeu inúmeras denúncias com relação a este mesmo condutor. Ele, aliás, já havia sido abordado e orientado a regulamentar o veículo ciclomotor. Devido a negativa, não restou alternativa e não ser efetivar a apreensão do bem”, esclareceu o coordenador da Guarda Municipal, Márcio Pires, ao reiterar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define requisitos para esse tipo de veículo.
“O fato de o cidadão transformar uma bicicleta em um veículo ciclomotor não o autoriza a trafegar em via pública. Existe um regramento e a Guarda Municipal desempenhando sua função para que ele seja cumprido”, complementa.
Ao avaliar a atuação da GM, o gestor da pasta, José Carlos Moura, esclarece que o alto número de acidentes fatais contribuiu com a decisão de intensificar ainda mais a fiscalização no trânsito em Sorriso.
“A maioria dos acidentes são causados pela combinação mortal de álcool e direção de veículos. Ou seja, o maior problema ainda é a falta de conscientização das pessoas. Uma conduta imprudente, e que infelizmente tem ceifado a vida de inocentes. Na ausência do bom sendo de alguns condutores, redobraremos o trabalho de fiscalização para a eventual responsabilização dessas pessoas”, assinala Moura.
Fonte: Decom – Prefeitura de Sorriso