Cuiabá está na rota dos temporais essa semana. Depois da forte onda de calor registrada em setembro, o que o cuiabano mais quer é um ‘refresco’ no caldeirão. Previsões da agência ClimaTempo apontam que a trégua no calor seguirá até a próxima semana, com chances de tempestades todos os dias, até terça-feira (03).
Após o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, uma massa de ar úmido se espalhou por quase todo o país, e associada ao ar quente, facilitou a formação das nuvens de chuva sob o Centro-Oeste e trouxeram um alívio às altas temperaturas em Mato Grosso.
Um alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmte) prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo para a Capital e 134 municípios. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Nos próximos dias, a previsão é de pancadas de chuva curtas e em pequenas áreas, acompanhadas de raios, principalmente à tarde e à noite.
Ainda nesta sexta-feira (29), as previsões apontam chuva rápida durante a noite, podendo chegar a 10mm de precipitação, com umidade em até 53%.
Para o sábado (30), a previsão é sol entre nuvens e chuva passageira durante o dia, com até 10mm de precipitação. À noite o tempo fica firme. As temperaturas variam entre 25 e 36 graus, com umidade entre 23% e 47%.
No domingo (01), haverá sol, mas chove rápido durante o dia e à noite, podendo chegar a 15mm no acumulado do dia. A umidade pode chegar a 66%, com máxima de 35 graus.
Na segunda-feira (02), também terá pancadas de chuva, mas em menor intensidade se concentrando mais à tarde, com sol entre nuvens e noite de tempo aberto. A umidade permanece em 66%, com temperatura mínima de 25 graus e máxima de até 38 graus.
A terça-feira (03) será igual, com sol entre nuvens de manhã e possibilidade de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. As temperaturas variam entre 25 e 39 graus, com 54% na umidade relativa do ar.
Repórter MT