Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (8), a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, com objetivo de identificar financiadores e apoiadores da tentativa de golpe e invasão dos Três Poderes, em Brasília, que completa um ano hoje. Dos 47 mandados, 10 são cumpridos em Mato Grosso.
Na ação, o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contrariados com o resultado das eleições do último ano, promoveram violência e dano generalizado contra as instituições.
Conforme a assessoria da PF, ao todo, são 47 mandados judiciais sendo cumpridos em 10 estados e no Distrito Federal. Sabe-se que são 46 mandados de busca e um de prisão preventiva. Os alvos não foram divulgados.
As ordens expedidas pelo STF estão sendo cumpridas na Bahia (2), Goiás (2), Mato Grosso (10), Maranhão (4), Minas Gerais (2), Paraná (1), Rondônia (1), Rio Grande do Sul (13), São Paulo (2), Santa Cataria (2), Tocantins (3) e no DF (2).
Foi determinado ainda o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. O valor do prejuízo causado ao patrimônio público é de R$ 40 milhões.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Passado um ano da tentativa de golpe, o STF mantém 66 pessoas presas, sendo que ao menos 10 delas são de Mato Grosso. Ao todo, durante esse período, 107 mato-grossenses ficaram presos, entre homens e mulheres.
Assessoria