“Minha voz, nossa voz: a força da conexão”, esse é o tema da Campanha “Amigos da Voz”, de iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em sinergia com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed). A Campanha realiza diversas atividades para sensibilizar sobre a importância da voz como instrumento de comunicação nas relações humanas, bem como alertar para os sinais como rouquidão, falhas na voz e fadiga ao falar, sem motivo aparente, que podem levar a doenças que podem afetá-la.
A campanha tem como embaixadora a cantora Ana Carolina, que juntamente com fonoaudiólogos de todo o país se engajaram na conscientização para os cuidados da saúde vocal. Em Sorriso, fonoaudiólogos percorrem escolas com a campanha que será realizada até 16 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Voz.
As palestras com o foco na saúde vocal dos professores englobam conhecimentos básicos sobre a produção da voz, condutas saudáveis, cuidados para manutenção da saúde vocal e o uso da voz, na prática docente promovendo uma cultura de cuidado vocal.
“A ação proporciona uma oportunidade ímpar para disseminar conhecimento sobre o uso profissional da voz e promover noções de saúde vocal entre os professores da Rede Municipal de Educação, frisando que atitudes simples do dia a dia, como manter a hidratação da garganta e comer maça, ajuda na lubrificação e na limpeza das pregas vocais”, frisa a fonoaudióloga Adriana Santos.
Para a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, a campanha remete a medidas preventivas através de orientações sobre as consequências do uso excessivo, noções de saúde vocal, tal como o uso correto da voz, sem ter problemas de comprometimento nas cordas vocais.
“A voz é a ferramenta de trabalho de nós educadores e tem um valor inestimável. Portanto, essa rede de cuidado e preservação para o bem-estar pessoal e profissional é importante por considerar que a voz tem um papel fundamental no exercício da função dos professores, e sabendo como podemos cuidar e preservá-la faz toda a diferença desde o início até o fim da carreira”.
A gestora da Semed ressalta ainda que os colabores da Educação contam com uma rede de apoio, tratamento e reabilitação da voz através dos fonoaudiólogos do Município.
“São questões que vão desde os aspectos básicos da produção vocal até condutas saudáveis para manter a voz saudável durante a execução de suas atividades”, finaliza.
Decom