O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo Demográfico 2022, revelando que Lucas do Rio Verde possui o maior índice de alfabetização no estado de Mato Grosso, com uma taxa de 97,16% da população de 15 anos ou mais sabendo ler e escrever. Este índice supera a média estadual de 94,19% e a nacional de 93%. Sorriso destacou-se, alcançando a 6ª colocação no ranking de alfabetização.
Os municípios com as maiores taxas de alfabetização no estado são:
- Lucas do Rio Verde – 97,16%
- Primavera do Leste – 96,81%
- Cuiabá – 96,73%
- Sinop – 96,57%
- Nova Mutum – 96,12%
- Sorriso – 96%
- Ipiranga do Norte – 95,83%
- Campo Novo do Parecis – 95,7%
- Barra do Garças – 95,69%
- Sapezal – 95,6%
Lucas do Rio Verde deve seu sucesso em grande parte ao programa “Mais MT Muxirum”, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. Este programa, parte da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), visa reduzir a taxa de analfabetismo alfabetizando pessoas com mais de 15 anos que não tiveram acesso à escola no tempo adequado.
A secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel, destacou a importância do programa: “O nosso foco é alfabetizar, sempre. As aulas acontecem com metodologias específicas para facilitar a alfabetização. Ficamos sempre muito felizes em fazer parte da vida de tantas pessoas e, mais do que isso, levar educação para todos”, enfatizou.
A palavra “muxirum” vem do tupi guarani, significando “mutirão” ou “fazer juntos”. O programa tem o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos. Desde seu início em 2021, cerca de 100 pessoas já aprenderam a ler e escrever através do “Mais MT Muxirum”. Este ano, em junho, serão abertas quatro novas turmas em bairros como Luiz Carlos Tessele Junior, Rio Verde, Vida Nova e Cerrado. As aulas ocorrerão quatro vezes por semana, com 4 horas de duração por dia. Inscrições e mais informações serão divulgadas nas redes sociais e site oficial da Prefeitura.
Assessoria