A Administração Municipal de Sorriso está comprometida em melhorar a acessibilidade urbana, integrando essa demanda em todas as discussões sobre planejamento urbano, conforme pautado pelo Ministério Público do Estado. Diversas frentes de ação estão sendo implementadas para mitigar esse problema, garantindo um deslocamento seguro para todos, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida.
Para acelerar o processo, a Prefeitura credenciou prestadores de serviço para executar obras de calçamento em locais públicos. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 440 mil na construção de calçadas em pontos estratégicos, como a Avenida Mário Raiter, o entorno da Ceasinha e o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME).
Além disso, todas as novas edificações só são liberadas com calçamento adequado às regras de acessibilidade. Gradativamente, os proprietários de imóveis antigos serão acionados para construir ou adequar as calçadas existentes conforme essas regras. Novos loteamentos também são obrigados a deixar áreas públicas com calçadas e outros recursos necessários para acessibilidade.
Quanto aos pontos de ônibus, que somam mais de 140 no total, a Administração Municipal está empenhada em adequar esses espaços. Boa parte das estruturas foi renovada através de licitação, mas ainda há pontos que requerem atenção. Esses locais estão mapeados e sua melhoria integra o planejamento da Prefeitura.
O projeto para execução de calçadas no entorno do Cemitério Municipal José Maria Pinheiro Oliveira está pronto, mas devido a questões orçamentárias, será realizado em outro momento. A Prefeitura também executou o calçamento das novas áreas públicas de lazer, como os lagos da Rota do Sol, a Zona Leste, e a Área Verde no Bairro Flor do Cerrado. Em breve, outros pontos que receberão calçadas incluem a praça em construção no Bairro Villa Romana e uma área pública no Bairro Serra Dourada, garantindo não apenas acessibilidade, mas também incentivando a prática da caminhada como atividade física.
A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a implantação, recuperação e melhoria das ações de acessibilidade, dentro de um processo de oferta de infraestrutura urbana em um município que cresce a uma média de 20% ao ano. Este crescimento constante gera necessidades em áreas essenciais como vagas escolares, atendimento em saúde, segurança pública, entre outras, visando o conforto e bem-estar dos mais de 110 mil habitantes de Sorriso.
Em anexo nota sobre o tema, encaminhada à redação da Sorriso FM e R9News pela gestão.
R9 News