A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, cumpriu 14 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e prisão preventiva, contra autores de violência doméstica, na manhã desta segunda-feira (04.09).
A ação integra os trabalhos da Operação Shamar, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em alusão ao Agosto Lilás, mês de reflexão e enfrentamento à violência contra a mulher.
Os mandados, sendo dois de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, têm o objetivo de apreender de armas de fogo utilizadas em ameaças contra as vítimas, e aparelhos celulares de suspeitos envolvidos com “Revenge Porn” (pornografia de vingança), em que o companheiro filma/obtém fotos íntimas da vítima para depois chantageá-la.
As ordens judiciais foram decretadas com base em representações realizadas pelos delegados da DEDM de Cuiabá, Cley Celestino e Juliana Rado.
As ações serão realizadas até o dia 14 de setembro, período de vigência da Operação Shamar. Foram apreendidos durante os trabalhos, aparelhos celulares e um simulacro de arma de fogo.
A delegada titular da DEDM, Judá Maali Marcondes, alerta vítimas para evitar enviar, tirar ou gravar fotos e vídeos íntimas com seus parceiros, uma vez que a conduta pode facilitar manipulações e abusos psicológicos.
“A Polícia Civil está atenta a todos os casos denunciados e empenhada em coibir severamente condutas dessa natureza”, disse a delegada.
Shamar – palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.