Na próxima semana, começam a ser executadas as lajes do bloco educacional da escola municipal que está sendo erguida no bairro Juscelino Kubitschek, que vai atender toda a região do Residencial Mário Raiter. De acordo com a Secretaria da Cidade (Semcid), a obra, que começou a ser erguida em janeiro, está com quase 40% de execução, e não está mais adiantada porque o projeto e a planilha orçamentária precisaram passar por atualizações justamente na laje.
“Nossa equipe segue atenta a esta importante obra, que vai atender a uma população superior a 5 mil pessoas, visto que, somente no Residencial Mário Raiter, residem 1.272 famílias”, destaca o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira.
A construção está sendo conduzida pela construtora Zion Real, escolhida por meio de processo licitatório. A unidade representa um investimento de R$ 14.873.352,58 milhões pela Prefeitura de Sorriso. A nova unidade terá 4.645,15 m², contendo 23 salas de aula com capacidade para 1,2 mil alunos, além de sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório de ciências, laboratório de informática, laboratório de robótica, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI), almoxarifado e saguão, e ainda área esportiva de 715,15m².
A Escola do Mário Raiter integra o lote de nove obras que estão sendo gestadas para atender diretamente a educação municipal, com um investimento superior a R$ 70 milhões. “Temos uma demanda constante por novas vagas e a construção destes novos prédios, tanto de escolas quando de Centros Municipais de Educação Infantil (os nossos Cemeis), vem para garantir escola perto de casa para nossas crianças”, destaca a secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler, informando que, atualmente, 17.769 crianças e adolescentes estão matriculados na rede municipal.
Ednilson detalha que, além do Mário Raiter, as novas unidades escolares atenderão áreas em constante crescimento demográfico. “Temos obras espalhadas por toda a cidade, buscando atender às famílias das mais diversas regiões, como a do Residencial Santa Maria, hoje potencializada pelos bairros Brasil Norte e Terra Brasil; Jardim Aurora; São José; Flor do Cerrado; entre outras”.
“Nosso desafio, como sempre falei, é seguir ofertando a infraestrutura necessária para permitir que Sorriso possa continuar crescendo ao nível de 20% ao ano”, pontua o prefeito Ari Lafin, lembrando que, junto à edificação de novas unidades, é igualmente constante o cuidado, por meio de manutenções e reformas, dos prédios já existentes. “Em muitos destas obras, estamos erguendo novos prédios para unidades escolares já existentes, garantindo que servidores e alunos possam desfrutar do conforto e do bem-estar necessários ao processo de ensino-aprendizagem”, complementa.