Durante a audiência pública para análise das metas fiscais do segundo quadrimestre, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Fazenda (Semfaz), também apresentou a projeção da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano.
Cabe lembrar que o projeto de lei, o PLDO, é encaminhada para análise da Câmara de Vereadores e então retorna ao Executivo para sanção do prefeito. De acordo com o exposto na manhã desta terça-feira (19 de setembro), no Centro de Eventos Ari José Riedi, apresenta uma orçamento consolidado de R$ 894.480.000,00. O montante é 0.85% superior ao projetado para este ano, que é de R$ 886.980.000,00.
A LDO 2024 apresenta ainda, de maneira detalhada, a previsão de investimentos para todas as secretarias da Prefeitura, contemplando assim ações nas mais variadas áreas ligadas ao atendimento à população, como Assistência Social, Lazer, Esporte, Segurança Pública, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio ambiente.
O secretário-adjunto de Fazenda, Miraldo Souza, pontua que a LDO é, basicamente, o planejamento financeiro do ano que vem. “Vale destacar que a LDO leva em consideração o que foi construído no PPA, que é o Plano Plurianual e é a partir dela que será construída a Lei Orçamentária Anual, a LOA, esta já bem mais detalhada”, complementa.
Decom