“Trabalhar na defesa dos interesses de crianças e adolescentes é algo muito nobre. Somente pessoas realmente comprometidas com o futuro de nossa cidade assumem tamanho compromisso, e, diante disso, vocês têm nossa admiração e apoio incondicional”.
O reconhecimento é da secretária de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro, e foi externado nesta terça-feira (9) durante a solenidade de posse das cinco titulares, e de seus respectivos suplentes, eleitas em 1º outubro (2023) no Processo de Escolha Unificado dos Membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2028.
Ao destacar a importância da função para a fiscalização, defesa e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, a gestora também pontuou a necessidade da busca pela restauração do vínculo afetivo familiar.
“Na maioria das vezes quando vocês são acionados é porque algo grave ocorreu ou está na iminência de acontecer. Neste momento eu peço que tenham discernimento e empatia com o cidadão lá na ponta. Vocês não estão sozinhas, essa luta também é nossa. A Administração Municipal estará aqui oferecendo todo suporte necessário para que vocês prestem um serviço de excelência”, contextualiza Jucélia.
“Essa receptividade é muito boa. Estamos confiantes que com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e da gestão municipal conseguiremos desempenhar um trabalho satisfatório para crianças e a sociedade como num todo”, avalia a agora conselheira tutelar, Beatriz Nascimento Silva Arruda.
Para a presidente do CMDCA, Joeli Gomes da Silveira Machado, a sinalização positiva da Administração Municipal é fundamental para garantir a autonomia funcional das novas conselheiras tutelares, bem como de seus suplentes em caso de vacância de vagas.
“O Conselho Tutelar está inserido na sistemática do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como no da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ou seja, de forma bem simplificada, estamos na busca do mesmo objetivo que é assegurar uma melhor qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes”, disse.
“Como gestor deste pujante Município, a mim cumpre a obrigação ética e moral de endossar tudo o que foi dito anteriormente. Mas quero fazer um pedido especial. Peço que desempenhem suas funções pautadas na cordialidade, respeito e carinho mútuo. Enquanto servidores, cumpre-nos o dever de zelar pela imagem das instituições ao qual pertencemos”, assinala Ari Lafin.
A solenidade de posse também foi acompanhada pelo vice-prefeito Gerson Bicego, pelos vereadores Chico da Zona Leste e Zé da Pantanal, servidores municipais e pelo secretariado.
Tomaram posse como conselheiras:
Ana Claudia Mariani Brizola
Ângela Raimunda de J. F. Costa
Beatriz do Nascimento Silva
Marlene da Cruz Bogo
Morgana B. K. dos Santos
Tomaram posse como suplentes:
Adriano Vieira Grando
Elenice Paz dos Santos
Elisabethe Faustino de Andrade
Érika Fernanda de Carvalho Sisti
Lana Bruna dos Santos Alencar
Laura Moreno Espindola
Decom