Equipes da Prefeitura seguem com o trabalho de mitigação dos estragos causados pelas últimas chuvas em Sorriso. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (07.03), o prefeito Ari Lafin e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, partilharam como o trabalho vem sendo desenvolvido.
“Nossas equipes já começaram a atuar imediatamente, seja retirando galhos, fazendo a limpeza de vias e executando ações emergenciais na rede de drenagem”, destacou o secretário, acrescentando que, a partir do período de estiagem, terá início a ação para substituir toda a rede de drenagem da região da Área Verde Central.
O prefeito Ari Lafin reiterou que as chuvas tem trazido volumes intensos de água em pouco tempo de precipitação, com números que variam de 80 a 120 mm em cada. O aguaceiro, tão esperado na época do plantio da soja, está vindo “aos baldes” agora, e, o resultado é que, muitas vezes, o sistema de drenagem não suporta tanta água de uma vez só.
Todo o trabalho feito pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está alinhado ao trabalho da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Ações mais urgentes, como a reconstrução do muro que foi colocado abaixo com a chuva do dia 18.02, no bairro Jardim Amazônia, assim como o muro ao lado do Fórum, abalado pela chuva da madrugada de domingo (03.03), já estão sendo concluídas.
Já a recuperação de vias esburacadas por conta da força das águas segue dentro do cronograma de atuação de dois times da Semosp especialmente destacados para esta função. “São 115 bairros em Sorriso e duas equipes atuando neste trabalho, por isso, o tapa-buracos, muitas vezes, não se dá de maneira imediata”, justificou Ari.
Para acionar as equipes da Compdec, que mantêm contato direto com as demais pastas responsáveis pela mitigação dos estragos causados pela chuvarada, é possível entrar em contato pelo 199 ou pelo 66 9668 2062. O trabalho articulado também envolve as concessionárias de fornecimento de energia elétrica, a Energisa, assim como a de água e esgoto, a Águas de Sorriso.
O prefeito complementou ainda que, da mesma maneira que na área urbana, é igualmente intenso o trabalho das equipes da Secretaria de Transportes (Semtra) na manutenção da trafegabilidade das estradas vicinais. “O mapeamento é constante, mas quando as chuvas são intensas, como estas têm sido, não há como evitar os estragos, no entanto, as equipes começam a atuar assim que as condições climáticas permitem”.
Solução definitiva
Para sanar de maneira definitiva antigos problemas que atingem pontos específicos do Município, como a região da Área Verde Central, ali nas proximidades do Park Shopping Sorriso, já está planejada, a partir de abril, a substituição de toda a rede de drenagem do local.
Ainda no início de fevereiro foi definida a reforma geral do sistema de drenagem da Área Verde Central, com a instalação de mais de 80 metros lineares de galerias de drenagem pluvial no trecho de travessia das avenidas Tancredo Neves, Natalino João Brescansin e Brasil.
Para dar conta da vazão do aguaceiro, cada travessia, de 28 metros lineares, contará com aduelas fechadas de 3m de largura por 2m de profundidade, a exemplo do trabalho que segue sendo feito na drenagem da MT-242. A diferença é que as aduelas da Área Verde serão fechadas, como um retângulo, e não em U, como as da Área Verde. Seguindo o mesmo roteiro, na linha Sul – Norte, deve ser feito um dissipador para as águas, já na região da Avenida Mário Raiter.
Decom