Dentre as novidades que serão apresentadas no Show Safra, evento voltado para temas técnicos e comerciais do agronegócio em Lucas do Rio Verde de 18 a 22 de março, estão equipamentos com Inteligência Artificial, que aprimoram a precisão do trabalho no campo. Uma delas é a plataforma SaveCloud, da Eirene Solutions, que permite aos produtores ter mais detalhes na rastreabilidade da pulverização do solo, economizando em até 95% o uso de defensivos agrícolas.
A plataforma integra o trabalho de outra tecnologia já utilizada por empresários do campo que otimizar o uso de herbicidas possibilitando a pulverização seletiva de áreas agrícolas com uso da Inteligência Artificial. A tecnologia otimiza esse trabalho nas plantações e transforma os equipamentos tradicionais em pulverizadores inteligentes.
O sistema possui sensores com câmeras de alta resolução, que são instalados nas barras dos pulverizadores. Com o apoio da Inteligência Artificial, é realizada uma leitura de superfície do solo, identificando as ervas daninhas e outras pragas em meio à plantação e indicando os locais em que a aplicação de defensivos agrícolas é necessária. O operador da máquina consegue acompanhar todo o processo, receber diagnósticos e parametrizar a operação por meio de uma interface gráfica e touchscreen instalada na cabine do pulverizador.
“As principais vantagens de dispor da plataforma junto ao pulverizador é saber exatamente onde, quando e quanto o equipamento está aplicando e gerando de economia na fazenda, bem como dispor de mapas e relatórios que auxiliam no entendimento da dispersão de ervas daninhas nas áreas e das melhores estratégias de controle para que elas sejam contidas em meio à produção”, explica o CEO da empresa, Eduardo Marckmann.
Além da plataforma SaveCloud, a empresa tem uma nova tecnologia em Inteligência Artificial com capacidade de detectar e classificar diferentes espécies de plantas. “Isso possibilita a pulverização do solo com altíssima precisão. O que já trazia economia deve melhorar ainda mais o trabalho do produtor”, diz o CEO da empresa.
O investimento em Inteligência Artificial por parte da empresa é o exemplo de um cenário cada vez maior dessas tecnologias tanto na indústria quanto na agricultura. Uma pesquisa da IBM, de 2022, por exemplo, mostrou que 41% das empresas brasileiras já usavam naquele ano a IA. Já uma projeção da Harvard Business School aponta que, até 2030, haverá incremento no PIB global de R$ 7 trilhões graças ao uso da IA.
O Documento