Com a participação de mais de 1.200 municípios, Sorriso é um dos convidados da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que está sendo realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Desde o dia 14 de junho, representantes de todo o Brasil discutem propostas relacionadas ao tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, coletadas durante as etapas municipais, estaduais e regionais, com ampla participação social.
O município de Sorriso é representado por Leliane Natali, coordenadora da Vigilância Socioassistencial e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Leliane também foi designada como delegada de todo o Estado de Mato Grosso. A representatividade de Sorriso deve-se ao trabalho desenvolvido pela secretária Jucelia Ferro, junto com as outras 140 secretárias de cada município de Mato Grosso, através do Coegemas-MT (Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social), no qual Jucelia é presidente.
O encontro nacional visa fortalecer a construção de políticas públicas inclusivas e assegurar os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Além disso, proporciona um espaço de amplo debate sobre melhorias relacionadas aos direitos desses indivíduos, como destaca Leliane Natali:
“Essa conferência representa uma oportunidade de grande importância para a troca de ideias e formação de novas políticas na luta por direitos mais abrangentes e justos para as pessoas com deficiência de todo o Brasil. A participação de Sorriso reflete o compromisso contínuo com essa causa, que precisa de novas políticas que promovam uma sociedade mais inclusiva e equitativa.”
A programação reúne autoridades e especialistas para debater os cinco Eixos Temáticos elaborados a partir das conferências estaduais e regionais realizadas durante o ano, que incluem:
1. Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência;
2. Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
3. Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
4. Cidadania e acessibilidade;
5. Os desafios para a comunicação universal.
A conferência contou também com a presença de Maria da Penha Maia Fernandes, um símbolo ativista na luta contra a violência às mulheres e defensora dos direitos das pessoas com deficiência.
O encontro será finalizado nesta quarta-feira (17) com a apresentação dos resultados das discussões e deliberações acordadas na Carta de Brasília.
“Sou grata pelo apoio contínuo das gestões municipal e estadual. O apoio da secretária Jucelia Ferro e do prefeito Ari Lafin demonstra o comprometimento com a causa, que merece nossa atenção. Esse evento é uma oportunidade de aprimorarmos as políticas públicas que beneficiam as pessoas com deficiência”, finaliza a representante de Mato Grosso, Leliane Natali.
Portal Sorriso