LeitorMT

Mato Grosso
23/12/2024 - 07:30
783511721788216

Cras Vitória Régia é inaugurado; unidade reforça rede de Assistência Social em Sorriso

As famílias que moram nos mais de 30 bairros de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vitória Régia, Zona Oeste de Sorriso, já podem ser atendidas na unidade, oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (23 de julho), com apresentação da Banda Municipal de Percussão Cabelos de Prata, composta por idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI).

A unidade, localizada no bairro Vitória Régia, também atenderá a população de outros bairros, como Jardim Bela Vista, União, Parque Universitário (1 e 2), Colinas, Pinheiros 1, Centro Norte, Bom Jesus, Jardim Alvorada, Jardim Amazônia, Jardim Botânico, Jardim Califórnia, Jardim Tropical, Jardim das Américas, Jardim Itália, Jardim das Acácias, Jardim Aurora, Jardim dos Imigrantes, Jardim das Américas, Jardim dos Ipês, Jardim Europa, Jardim Primavera, Parque das Araras, Parque Felicidade, Recanto dos Pássaros , Monte Líbano (1 e 2), Morada do Sol, Mont Serrat, Kaiabi, Porto Alegre, Village, Rota do Sol, Santa Clara (1 e 2), Santa Mônica, São Conrado, entre outros.

A estrutura, que começou a ser erguida no início do ano passado, é fruto do investimento de R$ 2,5 milhões em recursos próprios da Administração Municipal. A obra foi conduzida pela Construtora Fênix e gestão de pessoas LTDA, devidamente licitada para a empreitada, e todo o processo foi fiscalizado e acompanhado pela Secretaria da Cidade (Semcid).

O quarto Cras de Sorriso conta com uma área construída de 544,94 m², divididos em recepção, sala de atendimento pedagógico, ala de informática, área de artesanato e costura, brinquedoteca, secretaria, coordenação e setor de cadastro único, além de sala para assistentes sociais, abrigo, refeitório, depósito para materiais de trabalho, área de doações para roupas e alimentos, salão para desenvolvimento de atividades gerais e banheiros.

Além do Vitória Régia, Sorriso conta com unidades de CRAS nos bairros São José, São Domingos e na Praça CEU. Para que cada sorrisense possa saber qual Cras atende a população do bairro onde mora, basta entrar em contato pelo 3544 8800. Além das unidades do CRAS, os serviços da Assistência Social também são disponibilizados na sede da Secretaria, na Avenida Tancredo Neves, 1600; na Subprefeitura do Distrito de Boa Esperança; e ainda pela equipe volante, que atende as famílias que vivem em assentamentos rurais e nos distritos de Caravágio e de Primavera.

Secretária de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro destacou a importância da unidade, que serve como porta de entrada para o acolhimento social. “É este acolhimento que permite às pessoas buscarem atendimento sempre que precisarem de amparo, nas mais diversas situações, e, precisamos seguir quebrando tabus, trazendo à tona situações difíceis, como de violação de direito muitas vezes, para que seja possível colocar fim a isso,”, destacou a gestora, contextualizando a importância do trabalho integrado, em rede, para a garantia da manutenção dos direitos básicos, principalmente à população mais vulnerável.

“Nosso Cras ganhou de presente uma muda de ipê amarelo, que simboliza a resiliência e a vitalidade, e essas serão palavras-chave para o trabalho que, oficialmente, começa a ser aqui desenvolvido, mas que já integra a realidade de todas as demais unidades da Assistência Social”, acrescentou.

“Sempre focamos em mudar a realidade a partir do cuidado com as pessoas, seja reforçando a infraestrutura da Assistência, seja mudando paisagens, transformando áreas que eram utilizadas para a criminalidade em locais para a prática esportiva, a cultura e o lazer”, complementou o prefeito Ari Lafin.
Serviços ofertados
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

(com informações do Governo Federal)

Portal Sorriso

Compartilhar
Rolar para cima