Calebe Frâncio (MDB) foi eleito neste domingo (6) o primeiro prefeito de Boa Esperança do Norte, município localizado a 380 km de Cuiabá. Ele conquistou 1.937 votos válidos, o que corresponde a 56,03% do total, com 100% das urnas apuradas. O vice-prefeito eleito é Jair Obregão (PL).
O adversário Demétrio, do DC, recebeu 1.520 votos – 43,97%. Caleb tinha consigo os partidos MDB, PSB, União Brasil e PL na eleição, que foi histórica para Boa Esperança do Norte, o município mais novo do país, com mais de 4,2 mil eleitores. No domingo, os cidadãos compareceram em massa para decidir quem seriam seus primeiros prefeito e vereadores. A cidade possui cerca de 7 mil habitantes e três locais de votação.
A história de Boa Esperança do Norte é marcada por uma longa espera pela consolidação de sua autonomia. Criado pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000, o município enfrentou uma reviravolta jurídica quando, ainda naquele ano, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso declarou a lei de criação inconstitucional. O município voltou à condição de distrito de Sorriso após o cancelamento das eleições de 2000, e apenas em 2024 conseguiu realizar sua primeira eleição municipal.
A disputa judicial teve desdobramentos até o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a decisão de inconstitucionalidade da criação de Boa Esperança do Norte naquele momento. Inicialmente, o local se chamava apenas Boa Esperança, mas o termo “do Norte” foi adicionado para diferenciá-lo de uma cidade com o mesmo nome no Paraná.
Com a vitória de Calebe Francio, Boa Esperança do Norte agora inicia sua trajetória política como município, com o compromisso de desenvolvimento e progresso prometido pela nova gestão.
R9 News