Passo a passo, conhecer a dinâmica de cada secretaria municipal, olhar no microscópio de cada setor e, ao mesmo, relacionar cada processo ao macro da Administração Municipal. A equipe de transição de mandato iniciou a semana conhecendo, detalhe a detalhe, número a número, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.
Nesta segunda-feira (21 de outubro), o prefeito eleito Alei Fernandes, junto aos demais integrantes da equipe de transição, pode acompanhar o raio-x completo da saúde pública sorrisense, apresentado pelo secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fabio Marchioro.
O panorama detalhado pelo gestor mostra que Sorriso conta, em um universo de estruturas, com 31 Unidades de Saúde da Família (USFs), um Ambulatório Multiprofissional Especializado com a oferta de consultas em 18 especialidades, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) totalmente revitalizada e ampliada, além duas USFs que também atuam no pronto atendimento noturno na Zona Leste e na região do Rota do Sol, com o objetivo de desafogar o movimento na UPA.
Marchioro relatou ainda as ações executadas pela pasta na reabilitação de pacientes, por meio do Renascer, nos atendimentos especializados ofertados no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e também no CAPSi Integrar, voltado aos cuidados com crianças e adolescentes em sofrimento mental e emocional, além da distribuição de medicamentos e outros insumos à população.
“É todo um processo que se inicia desde a prevenção de doenças, por meio, por exemplo, do combate à dengue, das ações preventivas à transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis, passa pelos atendimentos de emergência pelo SAMU, pela UPA, segue na disponibilidade de medicação nas 24 horas do dia e continua com a as ações de prevenção em nossas USFs, nos CAPS, sempre focando no bem-estar de cada sorrisense”, relatou Marchioro reforçando que “ cada um dos 1.199 servidores faz a diferença na vida das pessoas, em todas as unidades, tanto as citadas quanto as que não foram, dada a dimensão da pasta”.
O prefeito Ari Lafin acompanhou a reunião, junto a demais secretários do Município e à equipe de líderes da Saúde. “Estamos totalmente empenhados em seguir construindo um processo de transição que permita que Sorriso possa continuar em sua rota de crescimento e desenvolvimento, sempre cuidando, com amor, de toda a sua gente”, destacou o prefeito.
Ao final da apresentação, que mostrou, em números, o desempenho de Sorriso no cuidado com todos os aspectos da saúde dos sorrisenses, o prefeito eleito, Alei Fernandes, pontuou que “dá muito orgulho ver um trabalho assim e, ao mesmo, tempo, sabemos do desafio que nos aguarda”.
Coordenador da equipe de transição do prefeito eleito, o ex-secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln reitera que o processo de transição vem se dando com toda a tranquilidade. “Estamos tendo acesso a todas as informações, o que vai contribuir muito para que a nova gestão possa iniciar o mandato já sabendo de todas as situações, facilitando assim a tomada de decisões”.
Na última audiência pública para apresentação das metas fiscais, ainda em setembro, foi evidenciado que Sorriso investe acima do que que exige a legislação em Saúde. Por lei, Sorriso poderia destinar somente 15% da receita resultante de impostos em serviços públicos de saúde, mas, até a agora, o investimento foi de 23,95%, com a aplicação de R$ 89.522.034,88. A diferença entre o mínimo previsto em lei e o que foi executado pela Prefeitura foi de R$ 33.458.145,59.
Decom